Hospital Mater Dei Eventos
Marque sua consulta
(31) 3501-0500 / (31) 3339-9009
Seg. à Sexta - 8h às 18h
Radioterapia Mater Dei
Rua Gonçalves Dias, 2700 - Subsolo
Santo Agostinho - Belo Horizonte/MG
Redes Sociais

Qual é o ganho para o paciente com a radioterapia de alta tecnologia?

Nos últimos anos, as inovações no campo da Radioterapia vem gerando um grande ganho para o paciente. Os tratamentos podem ser realizados reduzindo-se e toxicidade e também permitindo que seja possível empregar  doses mais altas, com muita segurança, e melhores condições para o controle local dos tumores malignos. Tudo isso promove uma melhor qualidade de vida e maior chance de cura.

As seguintes tecnologias podem trazer benefícios ao paciente:

1) Na Teleterapia, o feixe de irradiação atravessa tecidos sadios para conseguir chegar ao tumor, e isto é uma das causas dos efeitos colaterais do tratamento. Quanto menos tecido normal for incluído no tratamento, menores serão os efeitos colaterais e as complicações tardias. As técnicas de Estereotaxia permitem a utilização de muitas entradas de irradiação definidas em reconstrução digital do paciente e de todos os órgãos por tomografia computadorizada de cortes de 2 mm. Com isso, além de precisão na localização do alvo, é possível definir a dose de irradiação em cada segmento do paciente, virtualmente, evitando doses altas inadvertidas em áreas sadias e maior dose no tumor, que é um ganho importante em casos como, por exemplo, de tumores cerebrais, onde cada centímetro de tecido poupado significa muito na preservação das funções mentais. Por esta tecnologia foi possível o desenvolvimento da Radiocirurgia e da Radioterapia Estereotáxica hipofracionada, onde os tratamentos são realizados entre 01 e 07 dias.

2) A técnica conhecida como IMR – modulação da intensidade do feixe de irradiação – tornou possível, literalmente, “fazer curvas” com a irradiação pois o feixe é produzido com intensidade variável permitindo que ao mesmo tempo áreas recebam doses maiores ou menores conforme a tolerância de cada órgão e isto acrescentou muito no tratamento dos tumores da região de cabeça e pescoço, e pelve, com redução importante dos efeitos colaterais agudos e tardios, mantendo altas doses na área de interesse. Sistemas de cálculo extremamente sofisticados, associados à aceleradores lineares de alta tecnologia são necessários para entregar ao paciente um tratamento de IMRT ideal. Mas essas não são as únicas exigências: é fundamental reproduzir diariamente, e com perfeição, o que foi planejado, tanto em posicionamento do paciente quanto na emissão modulada da irradiação, de modo que sistemas de localização com lasers associados à radiografias digitais diárias e a realização de checagem diária da fluência do feixe fazem parte da rotina obrigatória destes tratamentos.

3) A possibilidade de tratamento de Radioterapia apenas durante a cirurgia já existe na técnica conhecida como Radioterapia Intra-Operatória. Após análise conjunta do cirurgião e do radio-oncologista, a irradiação poderá ser realizada durante a cirurgia, apenas no local onde o tumor foi ressecado com o afastamento de todas as estruturas e órgãos saudáveis da área. Utiliza-se cones especialmente desenvolvidos para conduzir esta irradiação ao leito da cirurgia. O feixe de irradiação é selecionado de acordo com as informações obtidas no ato cirúrgico. Esta tecnologia pode ter indicação em tumores de pâncreas, tumores de partes moles e tumores de mama.

4) Na Braquiterapia, a grande revolução ocorreu com o desenvolvimento da tecnologia de alta taxa de dose, que permite a realização de tratamentos em minutos ao invés de horas. A cápsula deste material radioativo (iridium), por ser muito pequena e com alta taxa de irradiação, permite a realização de tratamento em locais antes impossíveis, como esôfago e pulmões, além de criar novas possibilidades no tratamento de tumores de próstata e de sarcomas de partes moles. O planejamento com reconstrução digital da tomografia computadorizada da região, sistema de cálculo sofisticado e aplicação robótica do material radioativo garantem a precisão e segurança nesta técnica.