Hospital Mater Dei Eventos
Marque sua consulta
(31) 3501-0500 / (31) 3339-9009
Seg. à Sexta - 8h às 18h
Radioterapia Mater Dei
Rua Gonçalves Dias, 2700 - Subsolo
Santo Agostinho - Belo Horizonte/MG
Redes Sociais

Dicas para lidar com os efeitos colaterais da Radioterapia – Parte II

Em 25/05/2016 às 16:31 - Por Radioterapia Mater Dei

A Radioterapia Mater Dei disponibiliza mais duas dicas importantes para combater os efeitos colaterais da Radioterapia no seu dia a dia durante o tratamento. Confira:

3 – Náuseas e vômitos
Na maioria dos casos, as náuseas e vômitos são combatidos por medicamentos específicos, sob orientação médica, mas alguns truques podem ajudar a controlar esses sintomas. Comer doces, como sorvete e frutas frescas é um deles. Há de se lembrar de evitar alimentos gordurosos e fritos e os que têm aromas muito intensos.

Alimentos secos como torradas, pão, biscoito e alimentos gelados, como gelatina, mingau frio, leite e iogurte, frango assado ou cozido são bem legais neste caso, mas devem ser consumidos em pequenas quantidades de cada vez. Roupas apertadas e locais abafados também devem ser evitados.

4 – Cuidados com a pele e cabelos
Às vezes há falta de ânimo para cuidar da beleza durante os tratamentos, mas saiba que alguns cuidados são muito mais do que estética. A pele e os cabelos sofrem neste momento, e se você não se atentar pode agravar as condições de saúde do seu corpo. Então, me diz aí se você tem observado esses detalhes e se não estiver, comece agora mesmo!

Deve-se evitar a exposição solar do local irradiado durante e logo após o tratamento, aliás excesso de sol não é bom nunca! Além disso, cuidados especiais com a pele podem ser tomados, como o uso de produtos à base de aloe vera ou camomila. Evite roupas justas e contato de tecidos sintéticos sobre a área tratada e mantenha o local limpo durante o tratamento. Sempre deve-se retirar o excesso de qualquer substância da pele antes de cada sessão de radioterapia.

Você pode lavar a região com água fria, porque a água morna ou quente tende a piorar a coceira e a irritação da pele. Não esfregue, coce, arranhe ou escove a pele irradiada. Inspecione a pele cuidadosamente em busca de lesões e/ou de infecções. Caso o incômodo persista, seu médico também pode prescrever alguma pomada para passar na pele afetada.

Para ajudar com as madeixas e facilitar o crescimento dos cabelos após a queda, dê preferência aos alimentos ricos em proteínas porque eles são responsáveis pelo desenvolvimento dos fios. Assim, é recomendado o consumo de carne, leite, ovos, atum, castanha, nozes e amêndoas.

Massagear o couro cabeludo várias vezes ao dia, passar um pente fino ou escova macia ajudar a aumentar a circulação sanguínea e isso também contribui para que o cabelo cresça mais.

No mais, não há fórmula mágica para acabar com os efeitos indesejáveis causados pela radioterapia, ainda mais se estiver associada a outros tratamentos como a quimioterapia, mas o importante é manter o foco para colher um resultado positivo e não descuidar nunca dos sinais que o corpo dá. Manter uma alimentação equilibrada durante o tratamento, hidratação, hábitos de vida saudáveis e nunca se automedicar são de extrema importância para isso!