Hospital Mater Dei Eventos
Marque sua consulta
(31) 3501-0500 / (31) 3339-9009
Seg. à Sexta - 8h às 18h
Radioterapia Mater Dei
Rua Gonçalves Dias, 2700 - Subsolo
Santo Agostinho - Belo Horizonte/MG
Redes Sociais

O que é radioterapia?

A radioterapia é uma especialidade médica que utiliza feixes de Raio-X de alta energia no tratamento de diversas doenças. Esses feixes são capazes de interferir e inibir a divisão de células tumorais malignas, causando a destruição de tumores, na sua maioria, malignos. É um tratamento restrito a área tratada e seu objetivo é obter o controle loco-regional do tumor.

Existem dois tipos de radioterapia:

1) A teleterapia, que significa que a fonte de irradiação fica longe e nem toca no paciente. Esta é a terapia realizada com aceleradores lineares e é um tratamento diário. Não há dor ou mal estar durante a aplicação. Cada sessão dura cerca de 15 minutos por dia durante um período que é definido pelo médico radio-oncologista dependendo do tipo de tumor.

2) A braquiterapia, que significa que a fonte de irradiação é colocada dentro ou junto do tumor. É um procedimento realizado sob anestesia ou sedação e dura de 15 minutos a 15 horas e pode exigir a internação de 1 dia.

O tratamento com radioterapia é individualizado e pode envolver apenas um destes tipos ou pode ser uma combinação de ambas as formas. Pode haver, também uma associação com a cirurgia e/ou quimioterapia e essa decisão, mais uma vez, depende de cada caso.