Hospital Mater Dei Eventos
Marque sua consulta
(31) 3501-0500 / (31) 3339-9009
Seg. à Sexta - 8h às 18h
Radioterapia Mater Dei
Rua Gonçalves Dias, 2700 - Subsolo
Santo Agostinho - Belo Horizonte/MG
Redes Sociais

Qual a relação entre o cuidado com a mente e a eficácia no tratamento contra o câncer?

Em 02/08/2016 às 12:00 - Por Radioterapia Mater Dei

A Radioterapia Mater Dei acredita que o cuidado com a mente é tão importante quanto o cuidado com o corpo. Aliar saúde mental e física é de extrema importância para colher resultados positivos na luta contra doenças crônicas. Pacientes submetidos a um tratamento oncológico têm grandes chances de se abalarem emocionalmente, mas a maneira como um paciente lida com o câncer e encara a doença pode fazer muita diferença no resultado final do tratamento.

Por isso compartilhamos alguns motivos pelos quais os pacientes devem atentar para sua saúde emocional, enquanto seu corpo luta, vence e combate o câncer. Confira!

Energia equilibrada

O antigo ditado popular “mente sã, corpo são” faz ainda mais sentido se você souber que o equilíbrio mental é importante para a manutenção das energias corporais. O cuidado com a mente pode manter o corpo longe de ameaças, além de promover uma vida mais saudável. Isso porque o sistema imunológico responde aos estímulos mentais e sentimentos como desesperança, ansiedade, medo do sofrimento e da dor, que permeiam o universo do câncer, afetam a perspectiva de futuro das pessoas, influenciando na proteção que o organismo cria contra os males.

A psiconeuroimunologia explica a relação entre emoções, sistema imunológico e equilíbrio hormonal. Devido aos avanços em biologia celular e molecular, genética, neurociências e em estudos de imagem cerebral é possível verificar a associação entre as emoções e as doenças.

Estatísticas comprovam que pessoas mais positivas, que pensam em suas possibilidades de cura e têm sonhos e projetos para o futuro, alcançam melhores resultados. Já uma pessoa deprimida pode ter um sistema imunológico que não reage bem, além de desequilíbrio hormonal, o que gera baixa capacidade de responder bem aos tratamentos contra o câncer.

Sinal de alerta

Pacientes que passam por tratamentos como quimioterapia e radioterapia podem ter o sistema imunológico comprometido. Com o sistema emocional abalado, uma pessoa está ainda mais propensa aos perigos de uma baixa na rede de proteção do organismo.

Um experimento realizado com mulheres portadoras de câncer de mama, na Universidade de Stanford, descobriu que as pacientes que fizeram a psicoterapia de grupo tiveram uma sobrevida duas vezes maior do que aquelas que receberam apenas os cuidados clínicos habituais. Isso porque o trabalho psicoterápico ajuda a superar a depressão e os anseios que acompanham o tratamento, dando às pacientes melhor qualidade de vida e saúde física.

Mente forte

De acordo com a psicóloga Daniele Frias, a psicossomática explica que sentimentos como estresse e ansiedade podem desencadear doenças que acometem o corpo. “O cuidado com a mente ou seja, o cuidado com as emoções, pode evitar ou minimizar sintomas que aparecem no corpo”, completa. Para Frias, saúde mental e saúde física estão interligadas, e cuidando de uma, consequentemente se está cuidando da outra.

O fortalecimento da mente é muito importante para o sucesso do tratamento contra o câncer. Ele é possível por meio de apoio psicológico e de atividades que aproximam os profissionais de saúde dos pacientes. O bom relacionamento entre profissionais e pacientes também garante adesão ao tratamento.

Os pacientes não devem descartar ou recusar a atenção psicológica. Ela é muito importante, já que eles também podem encontrar no psicólogo um ouvinte para suas dúvidas, medos e carências.

Se você ainda não tem um acompanhamento psicológico, converse com seu oncologista e peça indicações de profissionais especializados. É possível passar por fases difíceis da vida com serenidade e otimismo. Pense nisso!

Acesse o site da Radioterapia Mater Dei, informe-se sobre dicas de saúde, tratamentos e prevenção de doenças! Acompanhe também o Facebook, Instagram e assine o canal no Youtube.